Apesar de já ter efectuado há algum tempo parte desta ecopista, até à estação de Mondim de Basto, na altura ainda em construção, agora era altura de saborear esta pista na sua plenitude até ao seu terminus, ou seja desde do Arco de Baúlhe a Amarante, até porque já tinha sido inaugurada em Abril/Maio de 2013.
Devo dizer que se trata de um projecto que veio valorizar as Terras de Basto, dinamizando o turismo rural e incentivando a prática desportiva, seja ela na área do atletismo, ciclismo, entre outras que são compatíveis com este projecto.
Para quem gostar de desporto e for amante da natureza, concerteza que terá uma paisagem lindíssima com pano de fundo, a Srª da Graça e o Rio Tâmega a correr por vales e serras verdejantes.
Pena é que ao longo deste percurso, as antigas estações e apeadeiros, continuem abandonados, sem qualquer tipo de intervenção, à excepção da Estação de Celorico de Basto e de Gatão.
Senhores autarcas, vamos aproveitar estas infra-estruturas e dar-lhes uma utilidade digna.
Dados Técnicos:
Dia: 05AGO13
Saída: 07h45
Chegada: 12h00
Distancia percorrida na pista, Arco Baúlhe - Amarante: 42 Km
Tempo gasto: 03h58
Velocidade média: 20,05 Km/h
Temperatura: 25 Cº
 |
Estação do Arco de Baúlhe |
 |
Deposito de água |
 |
Apeadeiro de Vila Nune |
 |
Canedo |
 |
Apeadeiro de Canedo |
 |
Srª da Graça |
 |
Srª da Graça |
 |
Estação de Mondim de Basto |
 |
Saída de Mondim de Basto |
 |
Ponte sobre Rio Tâmega |
 |
Rio Tâmega |
 |
Celorico de Basto |
 |
Estação de Celorico de Basto |
 |
Deposito de água |
 |
Estação de Celorico de Basto |
 |
Apeadeiro de Lourido |
 |
Apeadeiro de Lourido |
 |
Apeadeiro de Codeçoso |
 |
Apeadeiro da Chapa |
 |
Deposito da água |
 |
Apeadeiro de Gatão |
 |
Túnel de Gatão |
 |
Interior do túnel |
 |
Dados técnicos do túnel |
 |
Estação de Amarante |
 |
E finalmente a minha companheira de viagens |
Boa noite,
ResponderEliminarSomos um pequeno grupo de pessoas entusiastas de estações de comboios, bem como defendores do património nacional que necessita de ser preservado.
Não temos interesse comercial nem industrial nesta ideia.
O nosso grupo é apartidário, sem interesses industriais ou comerciais, nutridos sómente pelo patriotismo e pelo património nacional que se degrada ao longo do tempo e em que os culpados têm rosto.
Pretende-se compilar das várias linhas activas e desativas, as estações que estão encerradas e abandonadas, para alertar os cidadãos da devastação que o património ferroviário, e não só, nacional está a sofrer.
É um atentado à memória dos nossos antepassados e da memória futura.
Já vários cidadãos, de vários pontos do país, aderiram à ideia.
Possuo algumas fotos de estações das linhas do tâmega, corgo, tua , sabor, dem como de outras linhas, umas minhas/nossas, outras cedidas por cidadãos.
De referir, que estão associados a este grupo de cidadãos, outros portugueses que são proprietários de páginas com a mesma temática em diversas regiões do país.
Pretendo saber se autoriza a utilização das fotografias de estações e monumentos.
A utilização será com a informação da origem das mesmas.
Pretendo contar consigo.
Obrigado
Rui Ferrinha
Boa noite Sr,. Rui Ferrinha,
EliminarFico desde já grato pelo seu contato, mas por motivos profissionais e pessoais, só agora me foi possível responder-lhe.
Relativamente ao seu pedido, não tenho nenhuma objeção.
Autorizo o uso das fotos para fins culturais e informativos..
Felicidades e bom trabalho...