BTTAVENTURA

BTTAVENTURA
ALGURES NAS FISGAS DO ERMELO

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

ECOPISTA DA LINHA DO TÂMEGA - Arco de Baúlhe / Amarante

Apesar de já ter efectuado há algum tempo parte desta ecopista, até à estação de Mondim de Basto, na altura  ainda em construção, agora era altura de saborear esta pista na sua plenitude até ao seu terminus, ou seja desde do Arco de Baúlhe a Amarante, até porque já tinha sido inaugurada em Abril/Maio de 2013.
Devo dizer que se trata de um projecto que veio valorizar as Terras de Basto, dinamizando o turismo rural e incentivando a prática desportiva, seja ela na área do atletismo, ciclismo, entre outras que são compatíveis com este projecto.

Para quem gostar de desporto e for amante da natureza, concerteza que terá uma paisagem lindíssima com pano de fundo, a Srª da Graça e o Rio Tâmega a correr por vales e serras verdejantes.
Pena é que ao longo deste percurso, as antigas estações e apeadeiros, continuem abandonados, sem qualquer tipo de intervenção, à excepção da Estação de Celorico de Basto e de Gatão.

Senhores autarcas, vamos aproveitar estas infra-estruturas e dar-lhes uma utilidade digna.

Dados Técnicos:
Dia: 05AGO13
Saída: 07h45
Chegada: 12h00
Distancia percorrida na pista, Arco Baúlhe - Amarante: 42 Km
Tempo gasto: 03h58
Velocidade média: 20,05 Km/h
Temperatura: 25 Cº

Estação do Arco de Baúlhe
Deposito de água
Apeadeiro de Vila Nune
Canedo

Apeadeiro de Canedo

Srª da Graça

Srª da Graça


Estação de Mondim de Basto

Saída de Mondim de Basto

Ponte sobre Rio Tâmega

Rio Tâmega


Celorico de Basto

Estação de Celorico de Basto

Deposito de água

Estação de Celorico de Basto




Apeadeiro de Lourido

Apeadeiro de Lourido

Apeadeiro de Codeçoso


Apeadeiro da Chapa

Deposito da água

Apeadeiro de Gatão

Túnel de Gatão


Interior do túnel


Dados técnicos do túnel





Estação de Amarante




E finalmente a minha companheira de viagens









2 comentários:

  1. Boa noite,
    Somos um pequeno grupo de pessoas entusiastas de estações de comboios, bem como defendores do património nacional que necessita de ser preservado.
    Não temos interesse comercial nem industrial nesta ideia.
    O nosso grupo é apartidário, sem interesses industriais ou comerciais, nutridos sómente pelo patriotismo e pelo património nacional que se degrada ao longo do tempo e em que os culpados têm rosto.
    Pretende-se compilar das várias linhas activas e desativas, as estações que estão encerradas e abandonadas, para alertar os cidadãos da devastação que o património ferroviário, e não só, nacional está a sofrer.
    É um atentado à memória dos nossos antepassados e da memória futura.
    Já vários cidadãos, de vários pontos do país, aderiram à ideia.
    Possuo algumas fotos de estações das linhas do tâmega, corgo, tua , sabor, dem como de outras linhas, umas minhas/nossas, outras cedidas por cidadãos.
    De referir, que estão associados a este grupo de cidadãos, outros portugueses que são proprietários de páginas com a mesma temática em diversas regiões do país.
    Pretendo saber se autoriza a utilização das fotografias de estações e monumentos.
    A utilização será com a informação da origem das mesmas.

    Pretendo contar consigo.

    Obrigado

    Rui Ferrinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Sr,. Rui Ferrinha,

      Fico desde já grato pelo seu contato, mas por motivos profissionais e pessoais, só agora me foi possível responder-lhe.
      Relativamente ao seu pedido, não tenho nenhuma objeção.
      Autorizo o uso das fotos para fins culturais e informativos..

      Felicidades e bom trabalho...

      Eliminar